O CÉU É AQUI!


O CÉU É AQUI!
Muita gente pensa que vai para algum lugar quando morrer ou quando Jesus voltar. Calma aí, elas vão sim (ufa!), mas não na forma como se pensa ser o céu, ou o modo como aprendemos no flanelógrafo da EBD.
Se a gente se detém um pouco mais no contexto das Escrituras sobre esse assunto, vai se surpreender com os resultados. Muitos são os textos que falam que essa velha terra será restaurada, regenerada, reconciliada e refeita (veja o que Jesus, Pedro, Paulo e outros dizem sobre isso). Nós vamos subir para as Bodas do Cordeiro sim, mas depois desceremos com a Nova Jerusalém e estabeleceremos o Reino de Deus nessa terra para sempre.
Gosto de pensar que o céu não é um lugar físico com endereço fixo, preso ao tempo e ao espaço. Penso nos portais de tempo do seriado Lost. O céu parece com o mistério da ilha de Lost, mais sendo mais empolgante ainda. Por que os portais que dão acesso ao céu e faz intercâmbio com a terra, não dependem, como na ilha de Lost, de um gigantesco pêndulo fixo no universo (como no belo romance O Pêndulo de Foulcaut de Umberto Eco) que dá as coordenadas onde se encontram os portais de tempo que dão acesso à ilha.
No contexto do céu, não estamos assim limitados a tempo, podendo romper seus portais e interferir na história. História é matéria de homem. No contexto do céu só existe uma dimensão, a do eterno presente contínuo. Deus transcende aos limites do tempo e do espaço incomensuravelmente.
Olhando a Bíblia dá para sub-entender que o céu é uma dimensão espiritual que está ao nosso redor, que nos envolve e que não está longe. Haja visto a aparição de Moisés e Elias rompendo o portal da eternidade aparecendo no monte Hermon na hora que Jesus ficou transfigurado, momento em que conversaram com Ele sobre Sua morte em Jerusalém.
Jesus disse que o Reino dos céus está dentro de nós e não está longe. O céu já chegou à terra quando cremos e nunca mais sairá.
É impressionante essa convicção no autor da carta aos Hebreus quando diz que temos a rodear-nos uma tão grande nuvem de testemunhas (os patriarcas e todos os heróis que creram e venceram pela fé em Jesus e que estão ao nosso redor) e como também fala que nós já chegamos ao Monte Sião e à cidade do Deus Vivo, à Jerusalém celestial e a incontestáveis hostes de anjos, e à universal assembléia e à igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juíz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados (leia o capítulo 12 do livro de Hebreus e se surpreenda!).
Paulo também assevera que nós já estamos usufruindo de toda sorte de bençãos espirituais nas regiões celestiais e que também já estamos assentados nas regiões celestiais em Cristo Jesus, acima dos principados e potestades.
Outras passagens impressionantes podem ser vistas na parábola do rico e do Lázaro, e na reunião entre anjos e demônios que comparecem no mesmo lugar para prestar contas a Deus no livro de Jó.
Deu pra pensar um pouquinho?
Então a partir de agora, trate muito bem dessa terra, lute pela preservação do meio ambiente, se esforce para deixar um legado de melhora e revitalização para as gerações futuras, pois não iremos para outro lugar, a não ser nosso velho e amado planeta Terra.
Longe de mim a idéia de que o céu é um lugar cheio de nuvens brancas, povoado com anjos de vestes brancas e asinhas brancas, e que flutuaremos em câmera lenta pra lá e prá cá, por toda a eternidade. Não! O céu da bíblia é dinâmico com missões interplanetárias radicais e viagens vertiginosas na velocidade da luz, em tele transportes para outros planetas, em visitas a galácias nunca dantes visitadas, e em viver por toda a eternidade para se recostar ao regaço do Jesus, se aquecer com a Glória suprema do Rei dos Reis, e se assentar à Sua mesa, curtindo Sua presença e Sua companhia para sempre.
Assim eu quero esse céu!

Comentários

Unknown disse…
boa pastor! eu tambem quero esse céu!
Marilena Silva disse…
Se a gente se empolga com Lost, imagina com essas viagens!!! eu amo esse Deus criativo e que coloca a eternidade dentro de nós, ISSSO É DEMMAISSSSS!!! dá vontade de gritar. ALELUIA! Lena
Gui disse…
Legal Manel.
Realmente sentí esse clima d céu lá no retiro.
Vamos preservar essa terra, vamos preservar o nosso céu e aproveitando, preservemos tb a vida dos animais, entre p turma dos Vegetarianos. Hehehehehehe
Abraço a todos
É muito bom pensar no céu dessa forma. Instiga a curiosidade, e nos faz querer fazer parte. Além do que nos faz importar-se mais com nosso planeta.
(marta silva) disse…
isso tb faz lembrar a idea daqueel filme Constantite.. q qnd ele vai ao inferno, eh a cidade normal..so que toda deteriorada...

pensar no ceu assim eh incrivelmente instigante e novo. e eu adoro saber q nao sou a unica. hehe

entao. q a natureza de fato reconheça q somos filhos de Deus e que cuidamos da terra q nos foi dada. e que Deus habite no nosso meio em todas as dimensoes :D

;*
markeetoo disse…
gostei do texto.
é difícil desconstruir a imagem e conceitos que aprendemos durante anos e construir algo impactante, mas que faz muito mais sentido. Isso é empolgante.

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO MORRO DE AMORES POR ISRAEL

É MELHOR COMEÇAR MAL E TERMINAR BEM

CRENTE TAMBÉM ADOECE Uma reflexão sobre a passagem repentina de Jorge Rehder