51 ANOS - AVALIAÇÃO E TESTEMUNHO DE VIDA.



Hoje, 16 de outubro, completo 51 anos de idade, e cartazes da caninha com a frase “Uma boa idéia” serão colocados como decoração na festa do meu aniversário amanhã. (Brincadeirinha!).
Impressiona-me o quanto o tempo é inexoravelmente incontido, passando velozmente diante da vida, passando “azulado”, como diz o caboclo amazonense.
Ontem era um menino franzino, magro que dava dó, andava encurvado, com uns óculos enormes na cara e que aos 15 anos, adentrou pela primeira vez no salão de cultos da Igreja presbiteriana de Manaus e sentiu uma lufada de vento fresco do Espírito Santo que mudou a vida. Era uma tarde quente de domingo no mês de julho de 1974, quando havia um ensaio do grupo musical dos jovens que estavam se preparando para uma cruzada evangelística na Escola Técnica. Tempo de avivamento inesquecível.
Hoje sou um senhor de meia idade, de longos e encaracolados cabelos pretos na cabeça (uns raios de fios brancos começam a despontar aqui e ali), e a barba grisalha é tomada de insistentes cabelos brancos que prevalecem a cada dia, dando impressão de mais velho, mas paradoxalmente, me contemplando no espelho, e no reflexo da existência, não detecto ainda as tão indesejadas rugas que sulcam a pele e revelam os traços inconfundiveis da velhice, o corpo, ainda esbelto, apresenta uma leve e quase inexistente barriguinha acentuada (hehe).
É um tempo de maturidade intelectual, emocional e espiritual.
Tempo de concretizar os sonhos antigos e criar novas adaptações aos projetos que criei para poder ver a sua concreção no tempo e no espaço, com meus próprios olhos.
Hoje me sinto ainda jovem e disposto e cheio de vigor espiritual para continuar a caminhada que está diante de mim. Tenho em mente sonhos audaciosos não cumpridos e desejo ver o Abrigo R15 se estabilizando cada vez mais e se tornando um centro de evangelização urbana que alcança as gerações diversificadas de tribos que se configuram claramente em nossa cidade de Manaus. Fico feliz de ver Deus agindo e dando a direção em todas as tomadas de decisão que fiz.
Depois de quase três anos de Abrigo R15, estamos experimentando uma fase de consolidação e de confirmação de quem realmente ama o projeto e já se engajou nele pra valer. Não sou romântico em pensar que todos que freqüentam nossos cultos domingo à noite vão permanecer comigo até a concreção final do projeto. Meu desejo sincero é que todos permanecessem. Mas alguns poucos que chegaram entusiasmados no início, já não estão mais conosco. Outros que não estavam no começo, entenderam os pressupostos expostos e se entregaram compromissadamente na causa do Reino de corpo e alma.
Nossa meta é e sempre foi mesmo desconstruir velhos conceitos embotados, mexer com a mente das pessoas, instigar o pensamento e as tomadas de decisão madura, a levaram invariavelmente os cristãos ao alcance da liberdade consciente. Queremos mesmo introduzir métodos novos e comprovadamente mais bíblicos, voltados para as realidades e desafios de nosso tempo, mas ancorados nos princípios fundamentais dos ensinamentos de Jesus em Seu Evangelho.
Entretanto é possível que um culto informal como o nosso, com pregação mais parecendo uma conversa participativa do que um sermão de esboços rigidamente estabelecidos, a proposição de uma comunidade alternativa, um lugar comum onde pessoas de vários estilos se encontram e coexistem pacificamente e são estimulados a conviver juntas, um povo que é concitado a buscar a simplicidade do Reino, demonstrando menos consumismo e mais atenção para as necessidades das pessoas ao redor, a demonstração de ações concretas de solidariedade, a contribuição espontânea, a generosidade que cobre o nu e dá alimento ao que padece de fome, verdades que podem certamente espantar alguns que não entenderam as propostas oferecidas, por gostarem de igrejas mais litúrgicas, outros, se habituaram a só sentar e exigir um bom sermão e que se possível se cante seus louvores preferidos, outros são consumistas mimados acostumados a só receberem e nunca se darem em amor prático para verem o mundo como ele é e a serem reposta imediata para mudá-lo para melhor. O abrigo é um casamento que requer a avaliação antecipada de quem vai viver juntos pelo resto da vida. Um namoro se exige, para que a decisão seja bem tomada.
Faço agora uma avaliação pessoal. Não sou um super homem da fé. Não sou um pregador de massas com postura de profeta infalível. Sou um homem comum, e não difiro em nada dos demais. Passo por momentos de marasmo espiritual, apesar de me sentir às vezes como que invadido repentinamente pela presença renovadora do ES, mexendo comigo e me incitando a continuar a buscar uma vida de comunhão com Jesus. Sinto-me de vez em quando como o profeta Elias, quando veio sobre ele a mão do Senhor, seus lombos foram cingidos de força tal, que correu velozmente adiante do carro do rei Acabe.
Contudo, apesar de mim, sou pastor, com um nobre desiderato a cumprir. Tenho convicção disso. Arde-me o coração e o estômago por me preocupar com aqueles que Deus me confiou. Perco o sono por não poder interferir e ajudar de forma efetiva. Preocupo-me com o bem estar das ovelhas. Sofro por elas, oro e desejo em Deus vê-las bem sucedidas e bem orientadas para a vida e para o enfrentamento de dificuldades em suas vidas. Uma recarga revigorante do ES dá ânimo novo para continuar a jornada da fé!
Mais um ano decorrido. Mais trabalho e desafios pela frente. Você vem comigo?

Comentários

markeetoo disse…
Tenho acompanhado essa caminhada a 25 anos. Se bem que dos meus primeiros anos de vida eu naum consigo lembrar de quase nada ehehe. Mas é massa demais ver como o senhor tem amadurecido, mudado radicalmente algumas vezes, resgatando velhos conceitos, mantendo boas práticas e se permitindo ser moldado por Deus.
Conheço o senhor bem o suficiente pra ver como você tem se sentido realizado, mesmo com todas as dificuldades, depois de ter saído de uma aparente zona de conforto, pra começar algo novo, algo inusitado, algo que até agora você não sabe o que lhe aguarda daqui a um tempo. E isso inspira a nós, porque isso é vida com Deus, isso é confiar em Deus.
Tamo junto nessa aventura. Nos momentos alegres e nos complicados!

Que venham mais 51 anos! O senhor topa? rs
Marilena Silva disse…
Tem sido bom demais caminhar contigo a 29 anos e pra mim vc continua lindo, continua chamando a minha atenção como na primeira vez que te ví na casa do Marcos Vinicius...hehe!
Eu te admiro por vc ser quem é, um cara que não tem medo mostrar que é falho, mas que está disposto a ser moldado e mudado por Deus. Te amo muito e tô muito feliz por mais um ano de vida que Deus te concedeu. AH! e eu topo, como sempre mergulhar nessa aventura...
Marilena Silva disse…
Tem sido bom demais caminhar contigo a 29 anos e pra mim vc continua lindo, continua chamando a minha atenção como na primeira vez que te ví na casa do Marcos Vinicius...hehe!
Eu te admiro por vc ser quem é, um cara que não tem medo mostrar que é falho, mas que está disposto a ser moldado e mudado por Deus. Te amo muito e tô muito feliz por mais um ano de vida que Deus te concedeu. AH! e eu topo, como sempre mergulhar nessa aventura...
Alexandre Silva disse…
Parabéns para você
Nesta data querida
Muitas felicidades e
Muitos anos de vida.
Apesar da mesmice é o que desejo de todo coração, te abençoando, pedindo a Deus que te dê forças e vontade de continuar neste incrível ministério que é ser Pastor. Digo incrível porque ser Pastor não é para quem quer, é dom de Deus e significa renúncia às vezes de coisas que mais amamos, como nossa própria vida.
Você é pessoa importante nesse contexto da servidão.
Deus lhe abençoe ricamente.
Edjane disse…
Parabéns Pastor! O Senhor é uma pessoa muito importante em minha vida e em minha caminhada cristã, louvo a Deus por sua vida, obrigada por tudo, desejo que o Senhor lhe abençoe todos os dias de sua vida!
Feliz Aniversário!!!!
Mix Martins disse…
pai... Deus é muito lindo, né? Cuida da gente em todos os momentos!
Fico impressionada de ver como o senhor tem deixado Deus te cuidar e tudo... é um exemplo mesmo.
Dou graças a Deus por sermos amigos... eu amo o senhor muitão!

Ah... e a barriguinha quase inexistente... forçou, hein?! hahaha
Anônimo disse…
AlyCampos:

Tenho certeza que essa caminhada está só começado. Em Deus muitas coisas incrivéis ainda veremos ...que venham muitas idéias e que venha muita criatividade. Que nós possamos continuar aprendendo de ti, da tua vida, do teu exemplo..mas tenho que concordar com a Mical, a barriguinha forçou!!! hehehe
Josué Wesley disse…
MANOEL,ou quase Emanuel,ou seja, no final, sempre será O DEUS QUE SERÁ SEMPRE CONOSCO, DEUS É CONTIGO, COM A LENA E COM SUA FAMÍLIA LINDA E MARAVILHOSA, QUE VC POSSA TER SEMPRE BOAS IDÉIAS. Parabéns querido, sua vida é show de bola. Amamos vc. JOSUÉ WESLEY E FAMÍLIA. ( www.myspace.com/josuewesley

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO MORRO DE AMORES POR ISRAEL

É MELHOR COMEÇAR MAL E TERMINAR BEM

CRENTE TAMBÉM ADOECE Uma reflexão sobre a passagem repentina de Jorge Rehder