PORQUE EU FIZ UMA TATUAGEM



Fiz uma tatuagem, porque esse assunto para mim, é página virada desde de 2003, quando estudei esse assunto tão polêmico e dífícil de digerir, o qual era (e tem sido) demonizado pela liderança da igreja evangélica daqueles e desses tempos. Naquele tempo, diante da dúvida e questionamento de muitos jovens quis fazer uma abordagem aberta e corajosa do assunto, então me enfronhei no estudo sobre tattoo, o que resultou na confecção de uma pequena obra onde trato dessa proposição em seu contexto bíblico, histórico, exegético, hermenêutico e epistemológico (Veja no blog o tema “Jesus aceita tatuados na Sua igreja”, no índice, no tópico Estudos).
Fiz uma tatuagem, porque uma vez que fiz apologia da tatuagem, pesquisando-a a partir do ponto de vista bíblico, e cuidando para que fosse contrabalançado com a devida consciência, o bom senso e moderação em sua aplicação, e convicto que estou de que pode ser aplicada por cristãos indistintamente, então nada mais natural, poder lançar mão dessa arte, aplicando-a em mim mesmo, sem medo de esconder o que fiz. Na medida do possível, sempre tentarei viver o que prego.
Fiz uma tatuagem, porque de acordo com as Escrituras Sagradas, Deus está mais interessado nas motivações interiores dos indivíduos do que em usos e costumes, em seus atos e aparências aparências externas:
“O Senhor, contudo, disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor Vê o coração”.
E: "Deus se agrada da verdade no íntimo".
Fiz uma tatuagem porque entendo que hoje em dia, tatuagem é assunto de foro íntimo e está diretamente ligado à motivação interior de quem a aplica, utilizando sua plena liberdade de consciência. Em nosso tempo, por causa da globalização, e do estreitamento da comunicação entre as culturas dos povos do planeta, pessoas se tatuam não mais somente por motivos rebeldes, ritualísticos ou religiosos, mas simplesmente por opção, por estilo, por arte, por cultura, e pela beleza estética da gravura, como uma ilustração decorativa ou mesmo como ponte criativa de evangelização, usando desenhos ligados a temas que evocam sua espiritualidade, ou puramente pela arte bem elaborada, feita para a Glória exclusiva de Deus, no templo do Espírito Santo, o santuário do corpo.
Finalmente, fiz uma tatuagem por que estou comprometido “até o fio do cabelo” com a Comunidade Cristã Abrigo R15, da qual faço parte e a qual representa uma forma revolucionária de ver o Reino de Deus, contagiante e conspiratória, direcionada à volta à simplicidade de Jesus e ao retorno aos princípios do Evangelho.
Por isso gravei sua marca permanente na pele, sobre o ombro direito, mas não é só isso, uma mera empolgação temporária, mas, uma marca, que seja o que aconteça a posteriore, extrapola os limites circunscritos a um movimento local, para se configurar em algo muitíssimo mais abrangente, que representa um ideal maior, de dimensões imensuráveis: A resposta que devemos ter como igreja de Cristo ao desiderato da missão de Deus no mundo e o envolvimento radical que deve existir naqueles que são comprometidos com os propósitos eternos do Reino de Deus.
O que fiz, fiz. E assumo.

Comentários

Telly ♥ disse…
Concordo com tudo que falaste, porém mais ainda pelo fato de que estás a ornamentar o Templo do Espírito Santo.

Que seja lindo enquanto houver vida e vida só combina com uma palavra; Liberdade.

Porque essa vida só se vive uma vez.

A outra é cena dos ´próximos capítulos [céu mesmo.]
É isso aí. Ficou show. Abrigo na pele!
Unknown disse…
Se a boca fala do que o coração está cheio, imagina a pele!!

Creio que marcas são expressões, e todos tem! Uns com rugas, outros com cicatrizes e outros na alma!

Tatuar a pele é uma das expressões mais fortes e econômicas, pois acabam falando por si próprias, assim nos economizam saliva. rsrsrsrs...

Parabéns pela ATITUDE!
Takashori disse…
Parabéns Emanuel.
Sua tatuagem esta otima...
vou fazer um topico sobre o assunto no meu blog! e vou lhe usar como exemplo.
abaços.
markeetoo disse…
Gostei!
Mais um no time dos tatuados rs.
Ficou mt bonita!
Ed disse…
Ficou muito legal, parabéns!
Gostei do texto sobre tatoo, acho q esse preconceito tem terminar, usa tatoo quem gosta, quem curte, eu gosto mas não tenho coragem, sou mole tenho medo da dor, mas nada a ver ficar julgando.
Parabéns é isso aí Abrigo nas costas ficou tudodibom!
bj
Otávio Lima disse…
τη ελευθερια ημας χριστος ηλευθερωσεν
(Para a liberdade Cristo nos libertou)

Mano eu o admirava consideravelmente
Mas hoje....

TU É O CARA MAN!!!!!!!!!!! *_*

Acho q fui um dos que mais ficou feliz com a Tatoo, ainda mais porque mostra o que vc livremente escolheu se comprometer conosco, o Abrigo

Que o Senhor seja louvado não so em nossas mentes e corações, mas tbm em nossos corpos...

Abraços
Anônimo disse…
Nossa!!!!
caraca, tatto muito lokaa...rsrs..
não vejo a hora de fazer a minha \ol
Minha mãe só vai arrancar minha cabeça, mas tudo bem...no minimo uns pastores petencostais vão querer orar em mim aki em casa ushaushauhsauhsu

Sérgio pessoa
abraço!
Unknown disse…
Legal Manecão!!!
Acho q pro Abrigo ser underground tem q ter um pastor underground, hahahaha.
O Mais legal é q, mesmo q alguns pastores não proibam essa prática, eles olham com maus olhos e nunca fariam pelo medo d influenciar negativamente. Esse medo não existe em vc acho q por ser calvinista (hahahaha) e confiar na soberania d Deus em td.
Pra mim essa tatoo só engrandece a causa do Abrigo e nos comunica uma coisa q desde o início tem sido a base da nossa liberdade: Maturidade.
Kero ver d perto.
Pow, um tempão q to desenhando a minha mas ainda nada.
Espero me animar agora.
Abraço
Anônimo disse…
AlyCampos:

Essa notícia e as palavras que neste texto li, só aumentam a minha motivação, a minha fé no que vivemos. Esse sonho celestial, o Abrigo R15, precisa mesmo que tatuemo nossos corações com o sangue do senhor Jesus.. Agradeço a Deus por pelo oportunidade ser servir a tão grande causa..o Reino dos nosso deus..vamos que vamos
Marilena Silva disse…
Amei o texto. Muito de vc.Amei a tatoo, o Marquito Tatoo é realmente um Artista. Tb achava que tava na hora, já que és artista e sempre foste um admirador de arte e dessa arte em particular. Parabéns.

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO MORRO DE AMORES POR ISRAEL

É MELHOR COMEÇAR MAL E TERMINAR BEM

CRENTE TAMBÉM ADOECE Uma reflexão sobre a passagem repentina de Jorge Rehder