quinta-feira, 23 de julho de 2009

QUEM SÃO OS FARISEUS DE HOJE?



QUEM SÃO MESMO OS FARISEUS DE HOJE?
São os exterminadores da liberdade alheia, que excluem sumariamente as pessoas e se afastam delas, achando que são muito melhores do que elas.
São os que usam luvas de assepsia e jogam no lixo os diferentes, os quais diferem deles quanto ao estilo, conceitos, doutrina, postura moral, ética e religiosa.

São os que têm “complexo de São Pedro” por se julgarem acima da lei, se achando no direito de abrir ou fechar as portas do céu de acordo com seu julgamento distorcido, separando antes do tempo determinado o joio do trigo, quem é salvo ou não, quando Jesus proíbe veementemente tal atitude.

São os que pensam que estão sozinhos no mundo, e acham que eles e sua igreja, serão os únicos que vão ser salvos, e sua doutrina, teologia, liturgia e preceitos morais são os únicos certos e todos ao redor estão errados.

São os que se prendem a teias de legalismos tentando comprar a graça de Deus com obras humanas e ofertas de desempenho pessoal. Estes, na prática, esperam ainda obter o favor de Deus, com boa moralidade e bom comportamento, anulando assim, completamente o sacrifício de Cristo na cruz.

São os que colam máscaras de religiosidade na cara para impressionar o mundo, assumindo ridículas atitudes de bajulação e arrotando vantagens, tecem grandes relatos de proezas espirituais exacerbadas.

São os que ficam à espreita da liberdade dos outros, criticando e disseminado suspeitas de todo tipo, visando salvar sua própria reputação e descobrir e expor à vergonha a reputação de quem não concorda com sua maneira hipócrita de ser.

Se nos tempos de Cristo os fariseus eram os líderes religiosos de sua época,os anciãos do povo, os que cpmpunham o Sinédrio, os líderes que detinham o poder religioso e mantinham o status quo econômico da nação, os fariseus de hoje também compõem grande parte da liderança das igrejas de hoje. Eles são os que se assentam nos concílios, nas juntas administrativas, nas comissões gestoras das organizações eclesiásticas, e se reúnem como donos e os chefes das grandes corporações da fé.

São, no entanto, aos olhos infalíveis de Jesus, hipócritas (atores que atuam com máscaras) que disseminaram ervas danosas no meio do trigo da igreja.
Sua atitude, apesar do alto teor moral, é tida diante de Deus, como palha que queima e que, ao passar pelo crivo do fogo purificador dos olhos do Rei, só sobrará cinza e poeira.

São os que ainda hoje Jesus chama de cobras venenosas, sepulcros caiados, bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e todo tipo de imundície, os que coem um mosquito e engolem um camelo, guia de cegos, e dignos do inferno.

São esses aos quais Jesus disse que o honram com os lábios mais seu coração está longe Dele, e que adoram a Deus em vão, e cujos ensinos não passam de regras ensinados por homens.

Fico pensando em quão inconsistente é, para Jesus, tanta pompa, tantas construções, tantos cursos infindáveis de educação religiosa, tantas regras proibitivas, tantos sistemas complexos, tantos preceitos inócuos, e que no final pouca coisa sobrará de útil para o Reino, e quase nada que perdurará para vida eterna.

Não seja nem consinta ser um fariseu de hoje. Sai das fileiras da hipocrisia, e venha se alistar no exército dos filhos da luz, que andam na verdade, na simplicidade do Reino e que não tem outra motivação que não seja agradar ao Rei oferecendo um coração sincero e transparente, e motivações que advém do coração, por saber que Ele se compraz (se alegra sobremaneira) da verdade no íntimo.

10 comentários:

Expressão em ação - Blog do Antonio Carlos Junior disse...

Espírito acusador, arrogância sem sentido, seletor ao extremo...
O Perfil do fariseu moderno é detentor de muitas das "qualidades" que o homem secular porta e se orgulha.
Infelizmente muitos sofrem com a visão deturpada dessas criaturas.
Que possamos olhar para o alto com humildade e com o coração entregue de verdade!
Abraços!

Edjane disse...

Pessoas que se julgam as donas da verdade, acima de tudo e de todo suas leis que prevalecem, os donos da verdade e do céu, esses fariseus de hj afastam mais ainda as pessoas dos caminhos de Cristo do que atraem pq por suas hipocrisias esquecem a humildade, da compaixão, do estender as mãos ao próximo. Só peço ao Senhor que me livre de ser um deles, que me faça sempre ter humildade e o coração disposto a servir seu Reino.

Anônimo disse...

LUANA:

...As vezes me encontro, ou melhor...me coloco como um Fariseu que dita as suas próprias regras, minha hipocrisia cega momentaneamente os meus olhos, e quando me volta a visão, me envergonho das marcas que deixei pelo caminho...e mesmo que o tempo apague as marcas na estrada,o andarilho,EU,jamais esquece os caminhos pelos quais passou, sejam eles floridos ou cheios de pedras...Peço ao Senhor que lave os meus pés ainda que eu insista em deixá-los sujos...

hrb_neto disse...

É por toda enfase na questão da subjetividade que vc se destaca dos demais (na minha humilde opnião), acredito que o amor seria a resposta para todas as icognitas religiosas existentes hoje por ai! E n esse poço de hipocrisia e jugamentos que existe hj por ai! Isso eu aprendi com vc! hehehehehe... Boa semana!

Raquel Mustafa disse...

...Para os Fariseus as Boa Novas realamente ainda não chegou aos seus corações... Por falar em corações, realmente acredito, numa visão um pouco pscicológica, que eles são assim para esconderem algo errado de suas vidas, algo que se torna um peso muito grande para ser perdoado por ele mesmo, e para que outros não exerguem isso também se tornam hipóctras... Tenho só a dizer: Deus, tenha piedade deles, pois não sabem o que fazem!! (Olha eu aqui de farizeu! QUEIMA JESUS! rsrsrsrs... - Mas vale o clamor....)

Edjane disse...

Tá na hora de atualizar o blog!

markeetoo disse...

o mais triste é ver que a mesma história se repete... nós somos tão tendenciosos pro erro que mesmo conhecendo a Bíblia, as vezes caímos nessas armadilhas e nos portamos como verdadeiros fariseus.

DMO disse...

E você autor que postou: Eles são os que se assentam nos concílios, nas juntas administrativas, nas comissões gestoras das organizações eclesiásticas, e se reúnem como donos e os chefes das grandes corporações da fé.
QUEM FOI QUE TE CONSTITUIU PODER PARA TAXAR OS OUTROS DE FARISEUS? EU RESPONDO:
TU MESMO, NO TEU LIVRE ARBÍTRIO.
NÃO CONSEGUES ENXERGAR A TRAVE DO TEU OLHO, MAS CONSEGUES NOS OUTROS. POIS, NÃO FALES DO QUE NÃO CONHECES, OU SEJA, DO CORAÇÃO DAS PESSOAS. ESTE PODER NEM O DEMÔNIO TEM QUE É UM ESPÍRITO DECAÍDO.

O QUE SE PODE DIZER DE ALGUÉM QUE SAI POR AI DIZENDO QUE ALGUEM É FARISEU?

Anônimo disse...

LEMBRE-SE; FARISEUS SÃO PÉSSIMOS OUVINTES.
GILSON

João José Alves disse...

1- QUEM É O FARISEU DE HOJE?
Aquele que faz comércio com a fé. 2-Aquele que coloca as doutrina dos homens acima da pessoa de Jesus Cristo. 3-Aquele que ensina a mentira, porque o que ele ensina não está na bíblia sagrada. 4-Aquele que age por conveniência pessoal na igreja. 5-Aquele que julga e não quer ser julgado. 6-Aquele que quer ser o dono da igreja. 7-Aquele que alimenta preconceitos de homens.. 8-Aquele que pede e não dá nada,e ainda tem coragem de pedir até 15.000,00 de ofertas para ele,dizendo que é para a igreja deus é o amor do dinheiro dele.Esses fariseus são uns mendigos de gravata e carro do ano a custa do povo.Só vivem pedindo.Embora o salmo 37:25;tenha dito:”Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado um justo,nem a sua descendência a mendigar o pão.”
Mas,hoje está cheio de mendigos que não tem coragem de trabalhar em serviços secular,e ficam pedindo,10,20,50,100,500,1000,00,e vão subindo até tomar tudo o que as pessoas tem.Como eu conheço pessoas que perderam a sua última casinha que possuía para esses fariseus gananciosos.Esses são os fariseus de hoje.Cuidado com eles.
Os fariseus do passado gostavam de sobrecarregar a lei de Deus, com as suas tradições.
Mas, os fariseus de hoje, são totalmente contra a lei de Deus, só por causa do santo sábado do nosso Deus. Por isso as suas orações nunca serão ouvidas por Deus,mesmo que faça os seus milagres, porque em provérbios 28: v.9; diz: ”Aquele que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei,até a sua oração será abominável.”
Fariseu, não tem nada a haver com o Deus Eterno, se não mudar de posição