FREDERICO ORR

Tenho boas e enesquecíveis lembranças da pessoa marcante e inconfudivelmente cristã que é Frederico Orr. Desde os tempos de menino, a igreja batista da qual fazia parte esperava com expectatativa as manhãs ou noites que ele era convidado a pregar. Lembro de algumas mensagens que ouvi, e a impressão que dava era que enquanto ele pregava, ora éramos levados ao choro e ao quebrantamento, e ora, poucos momentos depois, ao riso descontraído.

No dia da cerimônia de despedida do pastor Caio Fábio (pai), Frederico Orr veio à frente ajudado por alguém que o conduzia em uma cadeira de rodas. Subiu ao púlpito com dificuldade, segurou o microfone com mão trêmula, mas proferiu uma palavra segura cheia de autoridade de Deus. No ocasião, falava ele que o velho Caio podia ser conceituado pelo que Paulo dizia de si mesmo: um homem segundo Cristo. Posso também afirmar que Fred Orr era um homem segundo Cristo.

Seu testemunho de vida, que compartilhou inúmeras vezes em várias ocasiões, de quando chegou no Amazonas pela primeira vez, recém casado, cheio de planos, e a súbita passagem de sua jovem esposa no barco ainda quando estavam à caminho de Lábrea, fica nitidamente registrado na memória, mas igualmente marcantes foram seus conceitos de fé, e suas muitas tiradas inteligentes e sacadas geniais.

Uma das histórias engraçadas que contou, foi quando um irmão titubeante, que claudicava entre a igreja e o mundo, veio pedindo-lhe conselho:
- Pastor, minha vida é cheia de altos e baixos, ora estou em Cristo, ora eu estou no mundo. Que faço?
- O irmão pertence a que igreja? - Perguntou o pastor Orr.
- Ha, eu sou membro da igreja Batista Regular.
- Agora entendo, disse o pastor.
- Isso acontece com você porque você é um crente somente regular, precisava se esforçar para ser um crente excelente!
Outro  “caso” engraçado que ouvi dele, foi quando contou que havia em Lábrea um outro irmão que era muito apegado "às coisas do mundo", dentre as tantas, era chegado a forrós e carnavais.
Um dia o pastor Frederico Orr vinha passando por uma praça, havia uma roda onde havia muitos expectadores em torno de uma festa e dentro da roda o "arrasta pé" comia solto, gente dançando, outros tomando cerveja, o som da música muito alto, e percebeu aquele irmãozinho lá na roda, meio que “vai, não vai”, em dúvida se entrava na gandaia ou não.
O pastor Frederico veio de mansinho por trás, e empurrou-o pra dentro da roda, dizendo:
- Vai logo, homem, o teu coração já está aí mesmo!


Ele sempre que iniciava uma exortação, geralmente começava com a frase: "Esse negocio de crente que…”, aí “sentava a pua” na moçada.
Ele me contou que uma vez estava para falar em uma conferência missionária em São Paulo, e antes dele pregar, fizeram o “favor” de cantar um cântico que homenageava o Barnabé da Bíblia. O coro dizia assim:
Era o seu nome Barnabé, natural de Chipre,
Também chamado de José das Consolações;
Homem bom e piedoso, cheio de fervor e fé,
Homem de Deus.
Depois do corinho, foi dada a palavra ao pastor Frederico, que tão logo subiu no púlpito, foi logo “arregaçando”:
Esse negócio de crente louvar a homens! Irmão, louvor é somente a Deus! Ele é o único digno de nossa adoração! Aí começou sua mensagem.

Quero aqui homenager meu amigo Frederico Orr, irmão querido que dispensou muitas horas, na Cruzada Amazônica, e em sua casa, para tirar muitas das minhas dúvidas, para discutirmos teologia e doutrina horas à fio, e falarmos sobre as profundas e insondáveis verdades do Evangelho. Aqueles momentos valeram muito para minha formação espiritual de hoje e para ter a coragem de pensar com liberdade sobre as verdades das Escrituras de forma aplicativa e relevante.

Hoje ele está imerso no Mistério. Amando o Inescrutável, agora, sem nenhuma barreira mais. Mergulhando no pulsar do coração de Deus.
Como já disse Manfred Grellert certa vez:
É…o céu está ficando cada vez mais interessante.

Comentários

Drika disse…
Acredito que "os respingos" do evangelismo desse grande homem veio até mim e minha família.
Lembro-me dessas histórias, tantas vezes contadas nos cultos de terça-feira, onde íamos ouvir sobre a santa ceia, onde ele fazia questão de cumprimentar todo mundo na porta da igreja.
Realmente o céu é muito interessante!
Otávio Lima disse…
Sentirei falta desse home de Deus, mas o pouco que pude passar ouvindo-o me valeu para uma vida inteira dedicada ao evangelho solido e real, à sinceridade de coração e ao mistério como é tão bem colocado pelo Maneco...

Abraços
Edjane disse…
Não o conheci, mas vejo q lideres como esses é que faltam dentro das igrejas de hj.
Cristiane disse…
Lendo sua postagem Pr Manoel, pareceu me escutar-lo novamente, e me deu tanta nostalgia de um tempo bom que não volta mais, ele esta agora nos braços do Pai... que nós sigamos firmes na mesma convicção, olhando só pra Ele, o autor e consumandor da nossa fé sem esquecer a que fomos chamados, assim como indubitavelmente fez o Frederico Pr Orr.
Marilena Silva disse…
Sempre que o ouvia era muito edificada, consolada, exortada e sentia o amor de Deus, pq esse homem falava com sabedoria e intimidade de algumas coisas que ele vivia e falava a Palavra de Deus. Saudades e gratidão a Deus por ter me dado a honra de conviver por um breve tempo com homens como ele.
Unknown disse…
Numa manhã de domingo, aqui estou eu, longe demais do local desses acontecimentos relatados no texto. Nunca ouvi falar em Frederico Orr, mas pelo belo texto, era com certeza alguém muito especial.
O Reverendo Frederico Orr foi meu professor de Homilética no ITEPRAM (que, lá em 1985 quando começou, era "um seminariozinho de fundo de quintal" aliás, nem seminário, era um instituto)...mas, graças às aulas do pastor Frederico, hoje, com a graça de Deus, prego a Palavra do Senhor aqui na "República do Rio Grande do Sul" "sem fazer feio"...minha saudação aos seus filhos: foi um grande homem de Deus! - testemunhei isso! Rev. Gustavo Pereyra - Novo Hamburgo, RS
Iracema Costa disse…
"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado." Jó 42:2.
Meus queridos Deus é Fiel.
A soberania de Deus me faz crer que Deus está no controle de tudo e logo tem seus propósitos, pois em Provérbios 16:4 diz "O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade."
Acredito que tudo que o Senhor Jesus tinha a fazer na vida do reverendo Pastor Frederick Orr Ele fez.
Pela suprema riqueza de sua graça, podemos dizer, pelo seu viver, que o Pastor Fred combateu o bom combati, completou a carreira e guardou a fé, assim como o apóstolo Paulo (II Tm 4:7) Aleluia!
Portanto, digo: OBRIGADA SENHOR JESUS PELO AMADO PASTOR FREDERICK ORR, POR TUDO QUE ELE FOI E RPRESENTOU NA MINHA VIDA.
Iracema Costa disse…
"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado." Jó 42:2.
Meus queridos Deus é Fiel.
A soberania de Deus me faz crer que Deus está no controle de tudo, logo tem seus propósitos, pois em Provérbios 16:4 diz "O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e até o perverso, para o dia da calamidade."
Acredito que tudo que o Senhor Jesus tinha a fazer na vida do reverendo Pastor Frederick Orr Ele fez, uma vez que, pela suprema riqueza de sua graça, podemos dizer, que o Pastor Fred, pelo seu viver, combateu o bom combati, completou a carreira e guardou a fé, assim como o apóstolo Paulo (II Tm 4:7) Aleluia!
Portanto expresso minha gratidão dizendo: OBRIGADA SENHOR JESUS PELO AMADO PASTOR FREDERICK ORR, POR TUDO QUE ELE FOI E REPRESENTOU NA MINHA VIDA, AMÉM.
Valdir Franca disse…
Parabens pela homenagem Manoel!Frederico Orr eh uma daquelas pessoas de que tanto contar a historia, acaba se tornando parte integral dela. Quantas historias e licoes preciosas do evangelho na Cruzada Amazonica.
RUBEM MAIA disse…
FRED me considerava como um filho,pois viajei muito com ele acompanhando-o em campanhas evangelísticas.Aprendi homilética e músicas do FRED. É claro que eu sei muitas histórias desse homem de DEUS, Que hoje está com ELE!!!
Anne disse…
Um homem ou uma mulher com experiência vale muito. Graças a Deus tive a oportunidade de conhecer o Pr. Fred e estudar com ele. Realmente suas experiências valem muito apena.
sebastiao alvaro disse…
vai ser difícil, daqui a alguns anos,alguem acreditar que existiu uma pessoa como FREDERICO ORR. Sua história de vida e sua fé não ficou devendo em nada aos homens que Deus levantou em tempos passados, ou até mesmo aos escritores da Bíblia. Sem querer endeusá-lo, ou lhes fazer venerações póstumas, não se encontra um cristão desse em qualquer esquina. Quem conheceu sabe. Sebastião Álvaro 9982-8167
sebastiao alvaro disse…
conheci Frederico em 1982, na cruzada amazônica, proximo a escadaria dos remédios. Deus nos emprestou ele por alguns anos, depois o levou de volta para SI.Agradeço a Deus por ter me agraciado em conhecê-lo e ouví-lo. Era um homem que vivia o que pregava, era severo e dócil, exortava com amor, obrigado SENHOR por ter me dado o privilégio de conhecer Frederico,morro de saudades dele, mas lembro dele com alegria, pois como disse o Mário uma vez : "Pastor, até os seus problemas são uma benção para nós"
sebastiao alvaro disse…
Frederico partiu no mês do meu aniversário, e hoje, 8 meses após, ainda choro sua falta, não que ele não esteja bem, mas é que me sinto meio órfão de uma companhia humana neste mundo.Sua história de vida me dá forças, pois diante de tantos sofrimentos que ele passou eu reflito: Se ele, com Cristo, conseguiu suportar e vencer, eu também conseguirei.Sebastião Álvaro 9982-8167
sebastiao alvaro disse…
Não consigo falar de Frederico sem derramar nem que seja uma lágrima, ele me conheceu recém convertido, em 1982, e mudou toda a visão que eu tinha da vida,do mundo e da Bíblia, me fez medo, me fez rir, me fez chorar.Nunca pertenci a sua Igreja (Batista de Hebron) mas dificilmente faltava a seus estudos de terça-feira.Apesar de não pertencer a sua igreja, ele era o meu pastor aqui na terra, e me ensinou a andar com Cristo, pena que eu estou longe de ser o cristão que ele me ensinou a ser.
Meire Lima disse…
Ano passado (2011) minha irmã me disse "Meire sonhei com o pastor Frederico está noite ele estava num jardim cheio de rosas brancas" comentei ainda com ela " Di eu acho que ele partiu". A ultima vez que o vimos foi em 2004 quando terminamos o seminário teológio Hebron. Fui aluna e membra da igreja hebrom enquanto estive em Manaus, Deus enviou a mim e minha irmã para aprender com este homem de Deus. Como eu amava os estudos de terça feira na Hebrom! Ele me ensinou o que é ter amor e seriedade na obra de Deus. Que bom saber que um dia eu voltarei a encontra-lo, estaremos juntos diante do nosso Amado Jesus "Senhor valeu a pena". Meire e Diana - São Paulo
hudson disse…
HUDSON CAMURÇA (Fortaleza-CE)
Quem ouviu Pr. Fred,jamais esquece.
Eu me converti em maio 1978 em Manaus, fui membro daIPB do Pr Caio Fabio. Tive o privilegio de ouvir e
conhecer Frederico Orr. Ele me fazia
rir e chorar ao mesmo tempo. Um de seus contos engraçado: "Ele encontrou
um certo irmão conhecido que algum tempo não o via; perguntou: amado! onde andas? respondeu: a procura de uma Igreja perfeita e ainda não encontrei.Replicou o Pr. Fred: e quando encontrares não vá pra lá.
e o irmão disse por que? o Pr. respondeu: Porque você vais estragar tudo. - Pregando para certo homem perguntando no final se
não queria ser crente. O homem disse: eu não fumo,não bebo,não danço! eu acho .que sou crente.
Então disse o Pr. ao passar um cachorro. e disse: então lá vai um crente. Dentre muitas. mas tirava seriedade da pregação que muito nos
edificava. Depois de mais de 30 anos ainda menciono nas minhas pregações palavras e contos de
FREDERICO ORR.Fortaleza 17/06/2012
mensiono
Unknown disse…
ALGUEM SABE COMO POSSO CONSEGUIR PREGAÇÕES EM AÚDIO OU EM VÍDEO DE FREDERICO ORR? Meu nome é Sidney, meu email é eberthsidney@yahoo.com
Unknown disse…
Podem me informar quem tem gravações em aúdio ou em vídeo do missionário frederico orr? Meu nome é Sidney, meu email é eberthsidney@yahoo.com
sebastiao alvaro disse…
A Igreja Batista Hebron, no Japiim, gravou todos os estudos de terças feiras do Pastor Frederico. Quem quiser ver um Homem de Deus pregando, sem alardes, sem sensacionalismos, sem sabedoria humana, solicite esses estudos. É diferente de tudo que você já viu, é um homem que vivia o que pregava.
Bible Toys disse…
Fiquei muito feliz de ler esse texto do Missionário e Pastor Frederico Orr.
Vou pregar aqui no interior do Ceará e lembrei de uma fita cassete onde ouvi um pouco da história da vida missionária do Pr Orr numa pregação feita num seminário interno no Cariri. Fiquei impressionado com aquele testemunho e nunca o esqueci. Há 3 anos procurei algo sobre ele na internet e nada encontrei. Então como uma homenagem à vida dele, digitalizei aquela fita cassete e disponibilizei na internet. Procure nos áudios da escola Charles Spurgeon.
Hoje à noite vou pregar e ele vai junto comigo em 2 historias que lembro dessa fita. Primeiro que ele conta que seu Pastor lá na Irlanda ou Escócia, não me lembro agora, quando os meninos vinham falar alguma coisa espiritual seu Pastor dizia: "capítulo e versículo!" os jovens então replicavam: "mas Pastor...." e o Pastor de Orr com um tom sério e enfático reforçava: "mas pastor nada...capítulo e versículo". Essa é uma lição que a igreja e os membros precisam aprender: viver com base em capítulo e versículo e não o que eu quero ou penso ou "acho". A segunda lembrança de suas histórias é a do dia que ele foi pregar numa igreja e o pastor de lá deu um aviso antes da mensagem sobre o sábado seguinte que haveria um dia só de louvor e que ninguém precisava trazer sua bíblia pois era só louvor. Imagino como deve ter sido a pregação do Pr Orr. Ele disse "vai louvar como sem biblia?" naquela voz calejada dele. Um homem dos quais esse mundão não foi digno.
Procure o audio na Escola Charles Spurgeon.
Quero ouvir estas aulas de Terça.
Abraço a todos.
Vagner Lemos
Fortaleza
Criador do jogo Mezuzá
Www.jogomezuzá.com
Unknown disse…
Por que não há biografia dele?
Unknown disse…
Qual a data de nascimento dele?
Unknown disse…
Ouvi ontem em uma ministração de Caio a respeito do pr. Orr. Quiz logo saber mais detalhes sobre ele. Deve ter sido apaixonante a convivência com esse homem de Deus, assim como deve ter sido com quem conviveu e andou com o apóstolo Paulo. Vamos valorizar e viver esses ensinamentos, afinal somos "JESUS" andando aqui na terra. As igrejas precisam de homens/pastores que não querem tomar o lugar nem a glória de Deus, exatamente como Orr era.
Unknown disse…
Me converti na década de 80 em uma igreja batista, mas como era longe de minha casa passei a frequentar a igreja wesleyana no japiim 2, lá conheci a esposa do pastor frederick Orr e seus filhos. Eles se tornaram muito admiráveis para mim. Um dia a Florence filha dele me convidou para ir almoçar em sua casa, e lá era um ambiente muito agradável, tudo muito perfeito, colocaram umas musicas em uma radiola, nunca esqueci esse dia. Certa vez eu ainda era muito nova na fé eu não sabia de nada, tinha uns 13 anos na época, eu perguntei a Florence qual era o signo dela rsrsrs, aí ela me deu uma bela explicação de que crente não tinha signo, isso marcou para mim. Depois já adulta eu fiz seminário la na Hebron e era muito edificante. Hoje moro em Fortaleza, mas sempre me lembro dessa família abençoada.
Quem quiser acompanhar algumas ministrações do Pr Frederico Orr e de outros pastores da sua igreja, procure o canal: Igreja Evangélica Hebron no youtube.
Anônimo disse…
Tive a honra de ter sido seu aluno no IBADAM. Pr Geraldo (RJ).
Anônimo disse…
É maravilhoso como Deus usa o ser, criatura de Sua perfeição, transformada pelo Espírito Santo, para conquistar Almas para o Seu Reino. Sem dúvidas, o Reverendo Frederico Orr foi um grande pregador do Evangelho genuíno de Deus; quando esse homem pregava, ate as paredes reverenciavam na hora da mensagem, e, ai daqueles que ousassem interromper a atenção de quem, verdadeiramente, estava ali pra receber o alimento espiritual, era admoestado à luz da Doutrina. Não temos nem dúvidas que este homem, hoje, encontra-se à Destra do Altíssimo, aguardando a volta do Nosso Salvador a Terra, para buscar Sua Igreja Verdadeira, Pura e Imaculada. MARANATA!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO MORRO DE AMORES POR ISRAEL

É MELHOR COMEÇAR MAL E TERMINAR BEM

CRENTE TAMBÉM ADOECE Uma reflexão sobre a passagem repentina de Jorge Rehder