Areia Monazítica


Caminhava longas distâncias com meus pais, irmãos e primos pelas trilhas estreitas de terra que conectavam a casa onde ficávamos durante as “férias grandes” e a Vila do Careiro. Durante a caminhada, o mato roçava nas pernas, as folhas de urtiga feriam a pele como finíssimas lâminas que faziam cortes minúsculos que coçavam e irritavam, só parando pra bater nas folhinhas das “Maria fecha a porta, que teu pai já morreu”, transpúnhamos cancelas rústicas, passávamos por cacauais com copas densas que faziam grandes sombras com seus troncos escuros fixados em terrenos encharcados, cujas raízes serpenteavam e confundiam a mente pueril saturada de histórias de cabocos sobre cobras grandes e de qualquer tamanho, sentia a brisa do rio batendo e o cheiro terroso do humos da lama e o aroma enjoativo das frutas apodrecidas espalhadas pelo chão, e via passar velhas casas abandonadas (e assombradas) com suas cercas distorcidas, cenas que povoavam meu universo de criança.

Numa dessas caminhadas, uma conversa de meu pai com o resto da turma chamou minha atenção, chegando a bater um medo inconsciente, não sabia exatamente de que. Era sobre um tipo de areia que existia na beira dos barrancos e pequenas praias que se formavam nas enseadas do rio barrento. Quando o sol incidia sobre a areia, miríades de pontos brilhantes  faiscavam cintilantes.

 — Só pode ser areia monazítica. Dizia meu pai. A ideia de ser areia monazítica ocupou seu foco de interesse durante aqueles dias. Parece-me, que meu pai até chegou a levar uma porção da dita areia a Manaus para ser examinada em laboratório. Só que as informações sobre a areia misteriosa vinham à minha mente de forma fragmentada, e para a visão de criança, só restava o sentimento de medo. Nos altos de meus nove anos de idade, era como algo misterioso cujo nome soava como “nazista”, e se era radioativa, ligava a bomba atômica e à assombrosa terceira guerra mundial...brrrr!
Mas hoje eu sei. Ora, areia monazítica é um tipo de areia rica em minérios como o fosfato, com forte conteúdo radioativo e tais areias possuem efeitos terapêuticos, sendo utilizadas no tratamento de artrites e inflamações uma vez que, espalhada sobre a pele, produz uma radiação que estimula os tecidos e favorece o fluxo sanguíneo na região afetada.

 Aqui fica a lição. Pais, avós e educadores em geral, quando forem referir-se a um assunto complexo, e tiverem crianças presentes por perto, façam uma versão interpretativa e facilitadora do tema falado para que consequentemente não se fixem no imaginário infantil imagens de medo baseadas nas coisas que dizem... como falar da tal areia monazítica.

Comentários

Unknown disse…
Interessante as associações criadas com palavras que se ouve pela primeira vez. Marcam de modo inesquecível. Assim como você , as vezes lembro do nome da pessoa e a ocasião em que a palavra foi pronunciada e por ser estranha e nova se soma ao vocabulário mais facilmente. Inda mais no mágico Careiro.
Anônimo disse…
Pastor,tudo bem?o senhor poderia entrar em contato comigo?queria uma orientação.
shaw_222@hotmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO MORRO DE AMORES POR ISRAEL

É MELHOR COMEÇAR MAL E TERMINAR BEM

FREDERICO ORR